O Ministério da Saúde recomenda que se faça o teste do olhinho em todos os bebês recém nascidos, quando tiver mais de 2 dias de vida. O exame não é obrigatório em todo o país e, por isso, muitos hospitais não o realizam, cabendo aos pais esta tarefa. O teste do olhinho é o exame que detecta e previne diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, evitando uma cegueira irreversível.
Como é realizado: O exame é simples, basta o médico observar o fundo do olho da criança com um aparelho próprio, parecido com uma lanterna. É rápido e indolor.
Prematuros: Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina. “Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sangüíneos imaturos no globo ocular”, explica Larissa Magosso, oftalmologista da Maternidade e Hospital da Criança, em São Paulo/SP.
Não deixe para depois: Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil poderiam ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho.